Vereador Flavinho do Açougue cobra providências em relação aos exames de endoscopia e colonoscopia

O parlamentar pede que a Prefeitura retome convênio com a Santa Casa para realização dos exames

12/11/2018

A demora para realização de exames de endoscopia e colonoscopia levou o vereador Flávio Luis Ambrozim “Flavinho do Açougue” (MDB) a apresentar requerimentos durante a 38ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (05), cobrando providências da Prefeitura para que as filas de espera diminuam.

“Temos sido procurados por munícipes que estão aguardando há mais de um ano esses exames. Antes, havia um convênio entre a Santa Casa e a Prefeitura no qual os ourinhenses realizavam os exames no próprio hospital, o que representava uma agilidade muito maior”, contou o vereador.

Flavinho disse que está solicitando providências para que a Prefeitura retome esse convênio. “A população não pode ficar à mercê dessa situação, são casos de extrema urgência, mesmo que os exames sejam de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura não pode deixar de agir”.

O vereador Enfermeiro Alexandre apoiou a iniciativa de Flavinho. “Exame de colonoscopia é pedido para pacientes com suspeita de câncer. Como estamos dependendo única e exclusivamente das vagas do AME, os exames não vem sendo oferecidos de forma adequada. É um exame preventivo que hoje está sendo feito pelo Estado tardiamente, pois primeiro o paciente tem que passar pelo médico do AME para depois ele realizar a solicitação do exame”.

Flavinho também ressaltou que assim que os exames começaram a ser feitos, aumentará o número de cirurgias eletivas. “A Prefeitura sempre comprou esses exames e isso tem que voltar a acontecer. Já existe o problema da fila das cirurgias eletivas, o que pode aumentar ainda mais com esses exames que estão sendo aguardados há tanto tempo pela população”.