Vereador Abel Fiel quer Lei mais rigorosa para fiscalização do lixo nos terrenos baldios

A proposta é aumentar a fiscalização e aplicar multas pesadas para quem joga lixo de forma irregular

16/01/2017

A sujeira espalhada pelos terrenos baldios de Ourinhos tem preocupado o vereador Abel Fiel. Restos de construção, móveis velhos, galhos e até mesmo lixo orgânico são jogados pelas ruas e os responsáveis por sujar a cidade acabam não sendo identificados

Para mudar essa situação, Abel se reuniu com os vários vereadores e todos concordaram que será necessária alteração na Lei existente. “Andei por vários bairros e ouvi muita reclamação da população sobre essa questão do lixo jogado nos terrenos, nas ruas e nos córregos. Estamos estudando a melhor forma e vamos apresentar uma solução já na primeira sessão ordinária. Em breve vamos confirmar se será um novo Projeto de Lei ou uma proposta de alteração no Código de Posturas, o que posso adiantar é que com certeza a fiscalização vai ser intensificada”, disse.

O vereador contou também que hoje existem somente três fiscais para atender todas as determinações do Código de Posturas e para que aconteça alguma penalidade na questão de jogar lixo em locais impróprios, o fiscal precisa flagrar a ação. “Nosso objetivo é modernizar essa fiscalização. Vamos estender para que a própria população possa denunciar por meio de fotos, mídias sociais, filmagens e encaminhar para a Ouvidoria da Prefeitura, que então passará ao órgão competente”.

Sobre penalizações, Abel disse que a multa será pesada. “Vamos propor uma multa amarga, que vai direto para a pessoa que estiver jogando o lixo, pretendemos que o valor seja acima de R$700 reais”.

O vereador finalizou enfatizando que para a cidade ficar mais limpa, é preciso união. “Câmara, Prefeitura, Associação de Moradores e população precisam trabalhar juntas. É muito importante que todos se conscientizem. Com certeza a cidade ficará mais bonita e longe do mosquito da Dengue”.