Presidente Enfermeiro Alexandre fala da importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer

Presidente da Câmara ressaltou que a data comemorada no dia 08 de abril é fundamental para incentivar as pessoas a realizarem exames periódicos para a prevenção da doença

10/04/2019

Informar as pessoas sobre a importância da data comemorada no mundo inteiro no dia 08 de abril foi o destaque do Presidente Enfermeiro Alexandre durante a 10ª. Sessão Ordinária. O Presidente que fez questão de alertar a população sobre os cuidados para se evitar a segunda doença que mais mata no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

"O principal objetivo do Dia Mundial de Combate ao Câncer é orientar as pessoas sobre a importância de estar atento à saúde e fazer consultas médicas para evitar o crescimento dessa doença. O câncer, também conhecido como neoplasia, pode surgir a partir das mais variadas causas possíveis que podem estar ligadas aos motivos externos como o ambiente, costumes ou hábitos que o indivíduo possui e até mesmo fatores internos como características genéticamente pré-determinadas," explicou Enfermeiro Alexandre.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial de Saúde para que as organizações de todo o mundo se reúnam em prol da prevenção de vários tipos de câncer além de dar apoio aos pacientes que lutam contra essa doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer os tipos da doença que mais atingem os brasileiros são os câncer de pele, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de cólon e reto, câncer de pulmão e câncer de estômago.

"Gostaria de lembrar que nós, vereadores, usamos a tribuna quase que o ano inteiro para falar de requerimentos que tratam de informações sobre o combate dessa doença. Infelizmente estamos muito longe do ideal no que se refere à oferta de consultas e tratamentos em tempo adequado quando o munícipe enfrenta esta enfermidade. Existe hoje uma grande demora em conseguir exames necessários para o diagnóstico precoce da doença como ultrassom, colonoscopia, tomografia e ressonância. É preciso que exista um trabalho focado na sáude para que exames e tratamentos sejam ofertados em tempo necessário, " afirmou o Presidente Enfermeiro Alexandre.