Presidente Alexandre Dauage parabeniza APAE de Ourinhos pelos seus 50 anos

O parlamentar destacou o excelente trabalho da instituição

26/06/2018

Desde 1968 realizando um atendimento humano e de excelência, a APAE de Ourinhos ganhou uma homenagem do Presidente da Câmara Alexandre Dauage “Alexandre Zoio” (PRB), durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada ontem (25).

O Jubileu de Ouro foi comemorado em um evento na tarde de segunda-feira e o Presidente esteve presente para prestigiar todas as famílias de alunos, voluntários, colaboradores e diretoria. “A instituição faz um trabalho maravilhoso. Não sei se todos sabem da história, mas em 1968, existiam três famílias que tiveram filhos com Síndrome de Down aqui em Ourinhos. Procuraram atendimento especializado, mas não tiveram êxito e no dia 19 de junho fundaram a APAE de Ourinhos”, contou.

Alexandre ressaltou que as atividades foram iniciadas em uma casa alugada e depois de anos conseguiram a doação de um terreno na Vila Margarida, onde até hoje funciona a sede da APAE. “Há 50 anos eram 3 atendidos, agora são 410 pessoas com deficiência intelectual ou autismo que recebem atendimento.

Além da educação especial, a APAE também atende na área da saúde e assistência social. “Em parceria com uma universidade, a instituição está se tornando um Centro de Pesquisa. Hoje oferece um programa de ensino infantil, fundamental e educação especial para o trabalho. O setor de assistência social tem um projeto para os atendidos acima de 30 anos de enquadramento no mercado de trabalho. Na área da saúde tem médicos neurologistas, ortopedistas, psiquiatras e pediatras. Além disso, a APAE possui o setor de reabilitação com atendimento de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapia ocupacional, psicólogo e nutricionista, os alunos fazem hidroterapia e equinoterapia . Também tem enfermeiro e assistente social. São 110 funcionários que atendem de bebês até adultos, todos mantidos pela entidade”.

O Presidente convidou todos os vereadores para fazerem uma visita à instituição. “Sei que muitos já conhecem, mas é importante estarem presente e ressaltar esse importante trabalho feito na cidade. Quero também enaltecer o Dr. Eduardo Lotufo e sua esposa Dorinha, que foram fundadores e são até hoje integrantes da diretoria e também o  presidente Euclides José Spiller e a diretora Vera Ferreira de Lima pelo ótimo trabalho que desenvolvem ”, finalizou.