Prefeito Lucas Pocay, com apoio do Vereador Eder Mota, conquista verba para a construção do Centro de Convivência do Idoso

Trata-se de um espaço de convivência, socialização e lazer para idosos

23/07/2018

O Prefeito Lucas Pocay conquistou, com o apoio do vereador Éder Mota, a viabilização da construção do CCI (Centro de Convivência do Idoso) em Ourinhos. A conquista é fruto de investimentos de R$ 250 mil do Governo do Estado e de contrapartida da Prefeitura de mais R$ 250 mil. A administração municipal também ficará responsável por ceder o terreno e garantir a manutenção e melhorias no local.

Trata-se de um espaço de convivência, socialização, lazer e atividades, onde os idosos com mais de 60 anos poderão frequentar. O local irá oferecer à melhor idade cursos, atividades lúdicas, palestras, atividades físicas e recreativas (como dança de salão, por exemplo) e orientações na área de saúde. A unidade modelo possui uma cozinha, sala privativa para atendimento, além de espaço de convivência e banheiros masculino, feminino e para deficiente.

Segundo o Prefeito Lucas Pocay, um espaço como o CCI para os idosos se faz necessário há anos em Ourinhos. “Nossa cidade possui equipamentos públicos que atendem crianças, jovens e adultos, porém, até então, não possuía um que atendesse os idosos. Esta nossa luta não se trata apenas de mais uma opção, mas sim de uma valorização da melhor idade que merece um espaço onde possam conviver em grupos, fazer atividades, aprender, trocar experiências e se sentir valorizados para a sociedade”, fala.

O vereador Éder Mota relembra que a luta pelo CCI é antiga e a concretização atenderá uma faixa etária ativa no município. “Desde que assumi, estive muitas vezes em Brasília e em São Paulo, pois sabemos que este é um pedido antigo e que a melhor idade carecia já que é ativa em nosso município, como podemos ver no CSU (Centro Social Urbano) e nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Graças aos meus esforços, do Deputado Federal Gilberto Nascimento, e seu filho, o Secretário de Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável, Gilberto Nascimento Junior, o Prefeito Lucas Pocay e o Secretário de Assistência Social, Felipe Ramos, foi possível que Ourinhos contemplasse esse convênio com o Estado permitindo a construção desse Centro para os idosos da cidade”, fala.

Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, o Centro de Convivência do Idoso trata-se de um equipamento de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento de forma ativa, saudável e com autonomia dos idosos. “É um grande avanço para a cidade. Esse processo já havia sido fechado, mas nós reabrimos, porque desde o início do mandado, demonstramos a nossa preocupação com os idosos, incluindo reserva orçamentária, constando no Plano Plurianual para a construção do prédio, entre outras ações. Só podemos nos sentir contentes por estes esforços em conjunto que beneficia uma parcela especial da nossa população”, afirma.