Para garantir qualidade em obras públicas, Câmara aprova Projeto que obriga contratação de seguro de responsabilidade civil

09/07/2015

A aprovação de um inédito projeto elaborado pela Mesa Diretora da Câmara de Ourinhos chamou a atenção para o problema da garantia de qualidade em obras públicas.

Por unanimidade, os vereadores aprovaram em única votação e discussão, no último dia 06, o Projeto de Lei nº39/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de seguro de responsabilidade civil profissional por empresas de engenharia, arquitetura e agronomia ou profissional autônomo, contratados para a realização de projetos e obras em Ourinhos.

O Presidente da Câmara Roberto Tasca demonstrou com exemplos práticos a importância do projeto. “Vamos dar como exemplo a questão da Concha Acústica no nosso município. Hoje, a empresa que ganhou a licitação fala que entregou a obra, já a prefeitura diz que pagou e a realidade é que estamos sem a Concha e o dinheiro já saiu dos cofres públicos. Na verdade, nós ficamos com um elefante branco. Com a aprovação desse projeto, teremos garantias e, com certeza, situações como essa não acontecerão mais”.

O objetivo do Projeto de Lei aprovado é garantir a boa empregabilidade do dinheiro público em obras e a qualidade e segurança dos serviços contratados. O seguro garante o pagamento de indenizações relativas a reparações por danos materiais, corporais e morais, assegurando a responsabilidade técnica do profissional contratado, garantindo a solidez e segurança das obras.