JADIR PEDE A PREFEITURA QUE INFORME O LEGISLATIVO SOBRE AS OBRAS DO UPA, AME E SAMU

Três requerimentos que abordam o tema “Saúde de Ourinhos” foram colocados em pauta pelo vereador Jadir Pereira Grilo durante última sessão e ambos foram aprovados. Respectivamente, eles pedem informaç&o

08/11/2011

Três requerimentos que abordam o tema “Saúde de Ourinhos” foram colocados em pauta pelo vereador Jadir Pereira Grilo durante última sessão e ambos foram aprovados. Respectivamente, eles pedem informações quanto ao andamento das obras e o inicio das atividades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

Em alto tom, Jadir demonstrou sua insatisfação com o descaso da administração municipal com a comunidade ourinhense no setor da saúde, e também com a falta de comprometimento com o legislativo. “Queremos saber o que está acontecendo, quando será inaugurado o serviço. Nós não somos chamados para participar de nada, de nenhuma reunião, e temos na casa três médicos que também estão sem informações”, afirmou Dr. Grilo.

O vereador Antonio Amaral Junior, o Toninho do PT, também se manifestou a favor dos requerimentos.

UPA

UPA - Unidade de Pronto Atendimento, faz parte de um projeto do Governo Federal, que está sendo instalada na Vila São Luiz, onde uma verba de R$ 2 milhões teria sido liberada, sendo R$ 1,5 milhão para a construção do prédio e R$ 500 mil para compra dos equipamentos.

A UPA prestará atendimento de saúde emergencial de média complexidade, tornando-o mais rápido e ágil, com capacidade para atender cerca de 9 mil pessoas por mês e funcionará 24 horas.

SAMU

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) irá diminuir substancialmente a demanda do Pronto Socorro da Santa Casa, que deve realizar apenas os atendimentos de urgência e emergência.

O serviço, implantado há dois anos ainda não começou. Até mesmo as nove ambulâncias que vão fazer o trabalho já foram entregues há nove meses (em dezembro de 2010).

Para o Samu funcionar é necessária a construção de uma Central de Regulação Médica, que será construída no antigo Matadouro Municipal (Rodovia Raposo Tavares).

AME

As obras do AME - Ambulatório Médico de Especialidades de Ourinhos , estão orçadas em R$ 4 milhões e 800 mil e suas instalações estão sendo feitas ao lado do CREF (Centro de Referência do Ensino Fundamental) e da FATEC de Ourinhos. O AME terá mais de 30 especialidades, e pretende realizar mais de 15 mil consultas mensais e fará mais de 10 mil exames/mês.