Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho é tema de palestra realizada para os servidores da Câmara Municipal

Iniciativa partiu do Presidente Alexandre Dauage

27/04/2017

O Presidente Alexandre Dauage “Alexandre Zoio” (PRB) promoveu ontem, quarta-feira, 26, um inédito encontro entre servidores da Câmara e funcionários da APAE de Ourinhos, com o intuito de sensibilizar e trocar experiências quanto à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Foram duas reuniões, uma de manhã e outra à tarde, para que todos os funcionários pudessem ter a oportunidade de participar.

Desde de 2013, assim que assumiu seu primeiro mandato como vereador, Alexandre iniciou um trabalho de inclusão social da pessoa com deficiência no poder público, o que resultou já à época na contratação do primeiro estagiário com deficiência da Câmara, da Prefeitura, da SAE e da Secretaria da Educação. “De que adianta cobrarmos a inclusão se o próprio poder público não age. Por isso, ainda em 2013, comecei esse trabalho e na ocasião o Prefeito Lucas Pocay era Presidente da Câmara e se sensibilizou prontamente. Com isso, a Câmara contratou seu primeiro estagiário e em seguida realizei o mesmo trabalho de conscientização no Poder Executivo”, contou Alexandre.

Agora, no encontro promovido na Câmara, a assistente social Natália de Paula Arantes e a psicóloga Lais Galvão Camerlingo fizeram uma importante e realista explanação sobre o que é deficiência, os conceitos de inclusão e o projeto desenvolvido pela APAE. Além disso, expuseram os principais mitos e preconceitos em relação à pessoa com deficiência. A educadora social Janielse Vieira, que é quem acompanha os estagiários nos locais de trabalho, também estava presente e contribuiu na apresentação.

“Com o trabalho já consolidado de contratação, pois até hoje tanto o Poder Legislativo, quanto o Executivo têm em seus quadros de estagiários pessoas com deficiência, o objetivo é passar ainda mais informações, para que todos possam atuar unidos na inclusão cada vez maior da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, finalizou o Presidente da Câmara.