Gil Carvalho e Vereadora Raquel Spada apresentam Requerimento solicitando a contratação de Intérprete de LIBRAS para o Postão

Objetivo dos vereador é que aconteça um atendimento mais humanizado para as pessoas com deficiência

03/12/2021

Buscando um atendimento mais humanizado para as pessoas com deficiência, o Vereador Gil Carvalho e a Vereadora Raquel Spada apresentaram o Requerimento nº1843/21 solicitando a contratação de Intérprete de LIBRAS para o Centro de Saúde Dr. Hermelino Agnes de Leão (Postão).

“Ficamos refletindo sobre como um surdo consegue ter atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, caso não tenho um familiar ou outro acompanhante. A pessoa com deficiência precisa de respeito e dignidade, por isso, acreditamos que é de extrema importância a contratação de Intérprete de LIBRAS”, disse Raquel.

LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais e foi estabelecida na Lei Federal nº 10436/2002 como a língua oficial das pessoas surdas. “Estaremos reunidos com o Secretário de Saúde Donay Neto levando essa solicitação e também a sugestão de que caso não seja possível a contratação de Intérprete para todas as UBSs, que o atendimento para as pessoas com deficiência auditiva fique centralizado no Postão”.

“Infelizmente, soubemos de casos de surdos que procuraram atendimento na rede municipal de saúde e foram embora porque não tinha Intérprete de LIBRAS. Caso o atendimento para os surdos fique centralizado no Postão, é necessário que todo o dia tenha intérprete”, ressaltou Gil Carvalho.

O vereador também falou sobre o curso do LIBRAS que está acontecendo na Câmara. “Parabenizo a vereadora Raquel pela iniciativa do curso, que teve enorme procura e comprova a necessidade de termos profissionais qualificados. Com o Intérprete na unidade de saúde, a pessoa com deficiência poderá fazer agendamento de consultas, comunicar-se adequadamente com os profissionais de saúde, mostrando suas necessidades, enfermidades, ou seja, terá um atendimento digno e humanizado”.