Dr. Suel Abujamra recebe Título de Cidadão Benemérito

17/12/2014

Em Sessão Solene realizada na noite de sexta-feira (12/12), no plenário da Câmara Municipal de Ourinhos, o renomado médico oftalmologista, Dr. Suel Abujamra recebeu das mãos do Presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Lucas Pocay, Título de Cidadão Benemérito.

A honraria concedida por meio de Projeto de Decreto Legislativo de autoria de Lucas Pocay, vem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo médico levando o nome de Ourinhos para todo o país e devido ao pioneirismo em atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em oftalmologia de alta complexidade.

Prestigiaram a cerimônia o vereador Salim Mattar, o ex-prefeito Lauro Migliari, o ex-Secretário de Estado Claury Alves da Silva, o ex-prefeito Claudemir Ozório Alves da Silva, além do Presidente da Fundação Monfarrej Roque Quagliato, do médico Dr. Leandro Pocay Alves da Silva, do presidente da Unimed de Ourinhos Dr. Jair Bernardeli, de parentes e amigos do homenageado.

“É uma homenagem justa a quem se dedica curando as pessoas, resgatando vidas. Apesar da carreira de sucesso, Dr. Suel sempre esteve atento à população que mais necessita, sendo um dos pioneiros em assistência oftalmológica de alta complexidade em pacientes de baixa renda através do SUS no tratamento da retinopatia diabética, entre muitos outros feitos” destacou o presidente da Câmara, Lucas Pocay.

Dr. Suel, em seu discurso com a apresentação de slides, falou de sua vida, lembrou com emoção dos amigos e falou um pouco de sua carreira de sucesso como médico.

Após a Solenidade, foi servido um coquetel aos presentes nas dependências da Câmara Municipal.

SOBRE DR. SUEL ABUJAMRA – Nasceu em 1° de outubro de 1933, em Ourinhos. É filho de Abuassali Abujamra e de Matilda Abujamra.

Graduou-se na Faculdade de Ciências Médica da Universidade do Rio de Janeiro, em 1957. Dedicou-se à oftalmologia e a carreira universitária na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Obteve o doutorado, em 1972 e a livre-docência, em 1982, tornando-se professor associado. Foi também professor da Faculdade de Medicina de Santo Amaro.

Doutor Suel foi um dos pioneiros no atendimento de pacientes através do SUS no tratamento retinopatia diabética.

Dentre os cargos e funções que exerceu salienta-se: Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo; Presidente do Grupo Latino-Americano de Angiofluoresceinografia e Laser em Oftalmologia; Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Delegado da Associação Pan-Americana de Oftalmologia.

Doutor Suel é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Academia de Medicina de São Paulo, da Academia Americana de Oftalmologia e da Associação Pan-Americana de Oftalmologia.

Foi fundador e é atualmente presidente do Instituto Suel Abujamra, que possui curso de residência médica em oftalmologia credenciado pelo MEC e CBO, e curso de especialização em retina e vítreo; glaucoma e córnea.

Doutor Suel é pai de três filhos: Caio, João Victor, e Julia Abujamra.