Câmara aprova Comissão de Assuntos Relevantes para investigar Associação de Produtores Rurais

04/11/2016

A Câmara de Ourinhos aprovou durante a 37ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 03, o Projeto de Resolução 09/2016, de autoria dos vereadores Inácio J. B. Filho (PSD) e Antônio Carlos Mazzetti “Tico da Boa Esperança” (PSD), que definiu a criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), que vai investigar possíveis irregularidades cometidas pela Associação de Produtores Rurais do Bairro Ribeirão Grande, em relação à agricultura familiar.

Os vereadores solicitam a abertura da CAR, após denúncia do Conselho de Alimentar Escolar (CAE). “Houve uma denúncia muito grave do CAE, que foi publicada pelo jornal Novo Negocião. Eu e o vereador Tico levamos alguns documentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário ao Ministério Público. O mínimo que devemos fazer é fiscalizar e acredito que em 45 dias podemos realizar um grande trabalho. A situação é muito séria”, disse Inácio.

O vereador disse também que a CAR trará contribuições relevantes. “Não podemos deixar que a agricultura familiar seja prejudicada por atravessadores, que ganham em cima de agricultores simples, pessoas de bem, que acabam não participando do programa. Já constatamos muitas coisas irregulares. Só para constar: a fiscalização da agricultura familiar tem que ser feita pela Secretaria de Meio Ambiente, Setor de Nutrição e CAE. Vamos mostrar para a sociedade quem são os atravessadores”, afirmou Inácio.

O vereador e prefeito eleito Lucas Pocay (PSD) também se manifestou. “É uma situação preocupante, contem comigo. É um tema cauteloso, estamos falando da alimentação de nossas crianças. Sabemos que muitas crianças têm na escola sua única refeição, precisamos fornecer a melhor alimentação. Outra coisa: sabemos a importância da agricultura familiar, não podemos deixar que os agricultores que fazem um trabalho digno sejam impossibilitados por uma minoria. Precisamos engrandecer e desenvolver muito mais esse trabalho”.

O vereador Tico ressaltou que a população precisa de justiça. “Vamos resolver esse problema. Sangraram a cidade e o povo quer justiça. São fatos gravíssimos que estão ocorrendo. Já temos documentos, levamos ao MP e por ser verba federal o caso também será investigado pelo MPF. O mais triste é que fomos visitar produtores rurais, pessoas de bem, que não conseguem trabalhar. Formaram um cartel, uma quadrilha”.

Inácio finalizou dizendo que Ourinhos corre o risco de perder o repasse federal por causa das irregularidades. “Existem muitos agricultores do bem, que querem fazer um serviço honesto, de qualidade, mas são impedidos de participar dentro da associação. O atravessador vem cometendo vários crimes com o dinheiro que é das crianças. Temos que apurar a fundo”.

Após a aprovação do projeto, foram designados os vereadores Tico da Boa Esperança, Inácio J. B. Filho, Alexandre Araújo Dauage “Alexandre Zoio” (PRB) e Alexandre Florencio Dias “Enfermeiro Alexandre” (PSD) como membros da CAR.