Aprovado projeto de Lei do vereador Abel Fiel que cria "Semana Municipal de Combate à Cinomose e Parvovirose"

O objetivo da Lei nº. 03/2019 é conscientizar a população ourinhense sobre a importância da vacinação contra a Cinomose e Parvovirose

11/04/2019

Com a aprovação unânime do projeto de Lei nº. 03/2019 durante a 10ª. Sessão Ordinária fica criada em Ourinhos a "Semana Municipal de Combate à Cinomose e Parvovirose". A ideia do projeto é desenvolver anualmente durante toda a semana do 21 de junho, data que marca o início do inverno, eventos de conscientização como palestras e exposições educativas de prevenção às estas doenças que afetam muitos animais na cidade.

"Em Ourinhos são inúmeros os relatos de donos de cães sobre o acometimento dessas doenças em seus animais por isso a importância em se adotar medidas preventivas. O projeto busca exatamente isso, a criação de uma semana de conscientização uma vez que um simples gesto como o de vacinação pode evitar o adoecimento e até a morte de muitos cães", afirmou Abel Fiel.

Cinomose é uma grave doença e altamente contagiosa entre os cães provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) que causa febre bifásica, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarreia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia e sintomatologia neurológica.

Já a parvovirose é causada pelo vírus DNA do gênero Parvovirus e é também altamente contagiosa sendo geralmente fatal entre os cães. A doença se estabelece principalmente no aparelho digestivo e os sintomas característicos são vômito e diarreia fétida e sanguinolenta. Outra forma de manifestação da doença é a miocárdica, que pode levar à morte súbita do cão devido à inflamação do músculo do coração.