Aprovado PL do vereador Flavinho do Açougue que cria a Semana Municipal de Prevenção de Engasgamento, Afogamento e Queimaduras

Evento deverá acontecer nas escolas e espaços coletivos

25/10/2018

Enfatizar a importância dos cuidados e das técnicas de primeiros socorros é o objetivo do vereador Flávio Luis Ambrozim “Flavinho do Açougue” (MDB) ao propor o Projeto de Lei nº18/02018, que institui a Semana Municipal de Prevenção de Engasgamento, Afogamento e Queimaduras nas escolas e demais espaços coletivos.

O PL foi aprovado por unanimidade na 35ª Sessão, realizada no último dia 16. “No ano passado, houve uma grande comoção em todo o país após o menino Lucas Begalli Zamora de Souza ter morrido vítima de engasgamento com a salsicha de um cachorro quente. Professores, supervisores e demais colaboradores de sua escola não tinham conhecimento de técnicas de primeiros socorros, o que poderia o ter ajudado. Fiz uma pesquisa e é assustador o número de crianças e adolescentes que morrem vítimas desses acidentes”, ressaltou o vereador.

Flavinho ressaltou que é fundamental a capacitação dos profissionais nas escolas sobre técnicas a serem adotadas em situações de emergência. “A criação dessa Semana comemorativa objetiva justamente prevenir a ocorrência de engasgamentos, afogamentos e queimaduras nas escolas. Poderá ser realizada parceria com o Corpo de Bombeiros para orientações, divulgação e qualificação de profissionais”.

Segundo o Projeto de Lei, a Semana Municipal de Prevenção de Engasgamento, Afogamento e Queimaduras deverá ocorrer anualmente próxima ao dia 27 de setembro. “Temos que realizar ações que ajudem na conscientização sobre esses acidentes. Com certeza, o conhecimento das técnicas pode salvar vidas”, finalizou o vereador.